Ilustração

As Ilustrações Super Detalhistas de Rod Hunt

18 de novembro de 2015

As ilustrações do artista Rod Hunt tem como principal característica o estilo retrô e personagens que preenchem paisagens que costumam ser bem detalhadas.

Print
As Ilustrações Super Detalhistas de Rod Hunt

Rod vive em Londres e seu portfólio é bem variado. Ele trabalha em capas de livros, campanhas publicitárias, mapas de parques temáticos e até aplicativos para iPhone.

Seus clientes estão presentes no Reino Unido e também mundo afora.

rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (3)

Um de seus trabalhos mais conhecidos são as capas que criou para a série de livros bestseller “Where’s the Stig?”, do programa “Top Gear” da rede BBC.

Mais de 600.000 cópias destes livros já foram vendidas, difundindo o trabalho de Hunt numa escala gigantesca.

rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arterod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (2)Seu estilo mudou bastante do começo de carreira para os dias de hoje.

Como Rod iniciou seus trabalhos profissionalmente no meio dos anos 90, ele trabalhava bastante com a pintura clássica. A partir do ano 2000, decidiu estudar webdesign, e aderiu  o programa Adobe Illustrator como sua principal ferramenta de trabalho.

rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (17)

Entre as suas principais influências estão nas revistas em quadrinhos e jogos de computador isométricos.

Porém, ele também se inspira nas ilustrações publicitárias dos anos 50 e 60, capas de revistas pulp fiction, capas de álbuns e pôsteres.

rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (24) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (23)

Em termos artísticos, Rod tem como fonte de inspiração o pintor americano Edward Hopper.

A influência se dá especialmente pela forma como Hopper usa a luz em suas obras e também pela capacidade que possui de capturar um momento no tempo.

rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (25) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (18)

O processo criativo de Rod também é algo muito interessante. Ele sempre começa desenhando com caneta esferográfica para que não possa apagar nada. O objetivo é manter-se longe dos detalhes para que as ideias fluam.

Rod considera esse processo inicial fundamental para que não seja “seduzido” pelo detalhe muito cedo e perca de vista o objetivo geral.

A rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (27) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (22)

Depois que a ideia inicial está traçada e ele está feliz com o direcionamento das composições que foram esboçadas, o artista parte para a criação em si utilizando um lápis 2B em papel com maior gramatura e dimensão. Somente neste ponto, ele acrescenta os detalhes que são tão característicos do seu trabalho.

Pra finalizar e chegar à arte final que conhecemos, todo esse trabalho manual é digitalizado e usado como guia de fundo no Illustrator.

rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (26)Print

Nós achamos o processo de criação dele animal… e essa é a beleza da arte, o fato de não existir um método certo ou errado, uma receita.

Se você ainda não conhece o trampo de Rod Hunt, segue o cara nas redes sociais. A fanpage dele no Facebook é bem legal, assim como o canal no Vimeo. Ele publica seus trabalhos em vídeo lá. Aliás, separamos um aqui pra vocês.

E pra fechar o post, mostraremos na prática o que falamos no início do texto, quando mencionamos os personagens inseridos nas paisagens detalhadas.

Confira o trabalho completo que escolhemos como exemplo, desenvolvido para uma campanha da Toyota:

Print

A ilustração é repleta de acontecimentos e histórias. Agora, o mais impressionante é a riqueza dos elementos e dos personagens que à compõem.

As imagens abaixo evidenciam isso, destacando alguns pontos isolados da obra criada pra Toyota. Reparem nos detalhes. É incrível!

rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (4) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (5) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (6) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (7) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (8) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (9) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (10) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (12) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (13) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (14) rod-hunt-ilustracao-design-webdesign-dionisio-arte (15)

Comentários

Deixe uma resposta