Graffiti Intervenções Pintura

Blek le Rat, Conheça um dos maiores nomes do Stencil 

setembro 23, 2016

Xavier Prou, mais conhecido como Blek le Rat, é um artista francês que nasceu em Paris em 1951 e é conhecido por muitos como sendo o “pai do stencil”.

blek-le-rat-stencil-graffiti-art-17

A voz de Black Le Rat foi bombardeada nas ruas de Paris nos anos 80, sendo que o stencil de rato sempre possuiu um tom de protesto político amarrado. Foi um dos pontos que deu o “start” do graffiti na Cidade Luz.

A importância de Le Rat para o cenário da street art é tão grande que ele influenciou muitos outros gigantes que viriam depois dele, como Banksy e Shepard Fairey (Obey).

blek-le-rat-stencil-graffiti-art-13

Na verdade, tudo começou quando Xavier Prou teve seu primeiro contato com o graffiti em uma visita que fez à Nova York. O subúrbio estava coberto de bombs, tags e desenhos nos metrôs, quadras de basquete e pelas ruas da cidade americana.

Esta estética mexeu com O artista e o deixou inquieto, pois nunca ele tinha visto tal manifestação na sua cidade. Nesta época, havia apenas propaganda política e cartazes nas ruas de Paris.

blek-le-rat-stencil-graffiti-art-10blek-le-rat-stencil-graffiti-art-8

Depois de quase 10 anos maturando ideias, estudando arquitetura, espaços públicos e técnicas como xilo e serigrafia, inspirado pela arte de David Hockney, deu-se início à história de Blek Le Rat.

A assinatura / nome “Blek Le Rat” tem origem em dois fatores completamente distintos. O “Blek” surgiu inspirado por um quadrinho italiano que o artista lia na infância chamado “Blek Le Roc”.

Já o “Le Rat” veio em virtude do artista constantemente soltar seus stencils de ratos pelas ruas do seu bairro no decorrer da noite.

blek-le-rat-stencil-graffiti-art-5

blek-le-rat-stencil-graffiti-art-21

O artista sofreu diversos processos ao longo de sua carreira e, em 1991, foi forçado a parar de pintar nas ruas para se livrar da cadeia.

Por este motivo, ele passou a focar seus esforços e seu talento em produções de telas e posteres criados no seu ateliê. O legado do cara é vivo, incontestável e totalmente atual.

blek-le-rat-stencil-graffiti-art-19 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-14

Assim, voltando lá para o começo do post, são por esses e outros motivos que afirmamos com toda a convicção que o artista pode ser considerado como um dos nomes mais importantes e uma das principais referências históricas do graffiti e do stencil.

Para finalizar, separamos uma frase do grande Banksy  que ilustra bem o que estamos tentando expressar com esse post: 

“Toda vez que eu penso que pintei algo um pouco original, descubro que Blek Le Rat já havia feito também, só que vinte anos antes.”

blek-le-rat-stencil-graffiti-art-7 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-2 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-9 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-1 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-11 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-20 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-23 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-22 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-4 blek-le-rat-stencil-graffiti-art-15blek-le-rat-stencil-graffiti-art-18

DionisioMag 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *