Com Muitas Cores, Roger Mello Ganhou o Mundo (Não Só o da Imaginação)

12/10/2017

Escritor e ilustrador brasiliense, Roger Mello é uma verdadeira mente brilhante. Seu talento já foi reconhecido tanto no Brasil quanto internacionalmente, algo que lhe rendeu diversos prêmios e muito empatia do público, especialmente o infantil.

roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte (2)

Roger nasceu em Brasília, em 1965, e sempre foi apaixonado por ilustrações e desenhos. Através do seu trabalho, ganhou o prêmio suíço Espace-enfants, além de ter sido o vencedor do Prêmio Jabuti nas categorias “literatura infanto-juvenil” e “ilustração” pela sua obra Meninos do Mangue.

Como ilustrador, ele foi indicado por 3 vezes para o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil, tendo se sagrado o campeão na edição de 2014. Foi a primeira vez que o Hans Christian Andersen foi concedido à um ilustrador da América Latina.

O prêmio é uma referência mundial da categoria, sendo gerido pela Internacional Board for Young People (IBBY) e tendo a Rainha da Dinamarca, Margrethe II, como patrona.

roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte (8) roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte (3)

Conhecido por possuir um estilo que não subestima a capacidade da criança de reconhecer e decodificar fenômenos e imagens culturais, as ilustrações de Roger Mello permitem que o público infantil seja guiado pela imaginação.

Seus traços costumam ser finos e imagéticos, fascinando o olhar dos meninos e meninas que entram em contato com suas obras. Este dom de entreter a galerinha mirim faz com que seus trabalhos sejam cada vez mais vendidos e sejam um sucesso absoluto no âmbito comercial.

roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte (4)

Em 2014, Roger teve uma exposição que foi realizada no Seoul Arts Center, o centro de artes mais prestigiado da Coréia do Sul. A mostra foi um sucesso de público e crítica, tendo uma média de 1.300 visitantes por dia!

Isto, sem falar nos mais de 100 artigos que foram publicados sobre o evento e os mais de 2.000 blogs que foram criados especificamente para debater e comentar a exposição.

Para se ter uma ideia da dimensão que o projeto tomou, a mostra foi considerada uma das 10 melhores exposições em toda Coréia do Sul pelo principal jornal de Seul, figurando ao lado de exposições de artistas consagrados que passaram pelo país asiático, como Munch e Van Gogh.

roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte (5) roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte 11

As realizações profissionais de Roger incluem ainda premiações que recebeu da Academia Brasileira de Letras e da União Brasileira dos Escritores, além de ter participado de diversas feiras internacionais de livros.

Entre os lugares em que expôs seu trabalho estão Catalunha, Roma, Frankfurt, Bolonha, Gotemburgo, Brooklyn (Brooklyn Public Library), Sarmede (Le Immagini Della Fantasia), Nova Dehli, Padova (I Colori del Sacro), Ilha de Nami (Coréia do Sul), Bogotá, Santo Domingo e Havana.

roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte (6) roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte (1) roger mello ilustrador literatura infantil dionisio arte (7)

Atualmente, Roger Mello trabalha em projetos pessoais e autorais, ainda não revelados, mas que se seguirem o mesmo padrão de qualidade que ele desenvolveu ao longo de sua carreira, tendem a ter um futuro promissor. Fora isso, o artista ainda planeja escrever algumas peças e elaborar outras formas de cultura com foco nas crianças.

Para conhecer mais sobre a obra desse grande nome da arte e da literatura brasileira, confira o seu Instagram e Facebook.