Festival de Street Art “CURA” Dará Nova Cara para Belo Horizonte

26/07/2017

Começa hoje o festival CURA, o Circuito Urbano de Arte, em Belo Horizonte. Até o dia 6 de agosto, quatro empenas serão pintadas simultaneamente na Rua Sapucaí por diferentes artistas.

cura circuito urbano de arte festival graffiti belo horizonte (1)

O CURA é o primeiro festival de pintura em prédios da capital mineira e (acreditem, apenas) o segundo do gênero no Brasil.

As empenas escolhidas para serem pintadas foram selecionadas a partir de um recorte visual. Como dissemos, todas elas estão localizadas na Rua Sapucaí, um dos principais pontos culturais de BH.

cura circuito urbano de arte festival graffiti belo horizonte (2)

Os artistas escolhidos para participar desta primeira edição do festival são os mineiros Thiago Mazza e Priscila Amoni, a dupla Acidum Project, direto de Fortaleza, e a espanhola Marina Capdevilla.

Um fator muito legal é que, neste CURA, todos os artistas que fazem parte do projeto pintarão a maior superfície de suas carreiras, com os murais chegando a ter 50 metros de altura e 37 metros de largura.

Mural da dupla Acidum

Mural da dupla Acidum Project

A proposta central do CURA é cobrir com cores a linha do horizonte e transformar a paisagem de BH. Para isso, as criações serão livres e não há um tema específico a ser seguido. A organizadora Janaína Macruz explica:

“Estamos deixando eles (os artistas) livres para criar, principalmente aqueles que vêm de fora. É importante que tenha gente da cena local e de outros lugares, para que exista uma troca. A Pri traz uma pintura mais realista; o Acidum, mais figurativa, colorida; o Mazza, os animais; e a Marina, uma coisa mais caricatural”.

cura circuito urbano de arte festival graffiti belo horizonte (4)

Enfim, se você estiver em Belo Horizonte nos próximos dias, não deixe de dar um pulo lá na Rua Sapucaí e conferir os graffitis que estão sendo feitos lá no CURA.