Outros Métodos

Incríveis Retratos em Mapas por Ed Fairburn

19 de janeiro de 2016

Quando criança, você provavelmente brincava de procurar por formas, rostos e outras figuras em nuvens. O artista Ed Fairburn parte do mesmo princípio procurando por formas e rostos em mapas, plantas e outros esquemas.

ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-13
Incríveis retratos em mapas por Ed Fairburn

Ed Fairburn é um artista e ilustrador inglês graduado em design. Ele utiliza o emaranhado de informações contidas em diversos tipos de mapas para criar belíssimos retratos.

Como um escultor lapidando um bloco de pedra, Fairburn “liga os pontos” meticulosamente e descobre um belo portrait por trás de cidades, estados, países, continentes e até estrelas.

ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-12 ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-09 ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-15

Usando uma variedade de mapas, o artista subtrai ou reforça com nanquim e grafite elementos contidos nestes mapas de forma magistral, formando belos perfis femininos através deles.

A forma com que o artista usa os elementos dos mapas para criar texturas, sombras e luz é super interessante e criativa.

ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-04 ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-03 ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-02

E por falar no processo criativo do artista, ele mesmo explica:

“Através de meus estudos sobre a forma humana, examinei padrões e estruturas existentes em todo o corpo. Desmontei as estruturas e as reconstruí em superfícies estampadas (patterns), como os mapas. O processo criativo envolve a sincronização do sujeito e da superfície, procurando semelhanças entre as características da figura humana e as características topográficas do mapa, o que resulta em uma fusão única”.

ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-01

Seu trabalho é tão perfeito que ficamos imaginando como seria o mapa sem este retrato ou como seria o retrato sem o mapa.

A arte de Fairburn é tão homogênea que ficamos com a sensação que um acaba fazendo parte do outro.

ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-14 ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-05 ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-10 ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-08 ed-fairburn-mapas-maps-retratos-dionisio-arte-06

Se você curtiu a arte e processo criativo de Ed Fairburn tanto quanto a gente, se liga na fanpage do cara no Facebook. Sempre tem coisa nova e muito legal lá!

 

Comentários

Deixe uma resposta