Fotografia Intervenções

Inside Out Project, o Projeto de JR que Invadiu o Rio Durante as Olimpíadas

22 de agosto de 2016

O The Inside Out Project por si só já é muito legal, mas quando o artista JR o contextualizou com as Olimpíadas do Rio, ele ficou ainda mais legal!

jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-12

JR é um artista francês que iniciou o projeto em 2011, mas falaremos mais sobre ele e sobre o The Inside Out Project em outro post específico.

Hoje, o foco é exclusivo nas ações que foram feitas no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos.

jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-13jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-3 jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-2

O artista simplesmente invadiu e dominou a Cidade Maravilhosa com instalações gigantescas que foram feitas para homenagear o evento esportivo mais importante do mundo, além de um caminhão estúdio que imprime fotos das pessoas para serem coladas no espaço urbano.

Suas intervenções “The Giants” estão espalhadas em 3 pontos da cidade e retratam atletas buscando o movimento perfeito em suas modalidades. São eles: mergulho, salto em altura e natação.

jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-5 jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-8 jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-11

JR optou por trabalhar com atletas que não são grandes “estrelas” da mídia. A ideia de focar em nomes pouco conhecidos pelo grande público foi com o objetivo de que a linguagem do esporte falasse mais alto do que a do ícone / ídolo. A proposta era a de universalizar o movimento olímpico. Deu super certo!

As imagens escolhidas pelo artista francês foram instaladas através de andaimes enormes, que também fazem parte da estrutura da obra.

jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-9

Todas as instalações são em preto e branco e oferecem uma pluralidade de pontos de vista, fazendo com que cada um tenha uma visão das obras.

Três pontos icônicos do Rio foram escolhidos para incorporarem as intervenções dos atletas: Flamengo, Barra da Tijuca e Botafogo.

jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-4

Confira abaixo algumas informações sobre as instalações, de acordo com o site oficial do “The Inside Out Project”.

 

O Gigante do Flamengo

Salto em altura do atleta Mohamed YOUNES IDRISS, 27 anos, do Sudão. O atleta mora e treina em Cologne, na Alemanha. Ele não pôde participar da etapa classificatória para as Olimpíadas de 2016 devido à uma lesão no joelho ocorrida alguns dias antes das competições. Sua honrosa trajetória inclui uma medalha de prata no campeonato árabe de 2013 com um salto de 2,24 metros; medalha de ouro nos jogos africanos em Maputo de 2011 com um salto de 2,25 metros; em 27 de maio de 2015, Idriss bateu 2,28 metros em Namur, se qualificando para o Campeonato Mundial de Pequim.

O saltador gigante pode ser encontrado na Avenida Rui Barbosa, 170 – Flamengo, Rio de Janeiro/RJ, 22250-020.

jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-10

 

O Gigante da Barra da Tijuca

Mergulho realizada por Cleuson LIMA do Rosário, 31 anos, do Brasil. Um brasileiro que vive e trabalha na França, Lima agora só mergulha como hobby e lazer pessoal. Embora seja um membro da equipe de mergulho Olímpico de 2004, ele não foi escolhido como um dos três atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas naquele mesmo ano. Cleuson Lima do Rosário ganhou 3º lugar nos Campeonatos Nacionais em 2003, 2004 e 2005.

O Gigante da Barra da Tijuca pode ser encontrado em Quebra Mar / Avenida do Pepê , 1-159 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ, 22620-170.

jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-7

 

A Gigante da Baía da Botafogo

A nadadora gigante de Triatlo é a triatleta Léonie PERIAULT, de 22 anos, da França. Ela é membro do time francês de triatlo de Poissy desde 2015. Leónie é triatleta a 9 anos, sendo originalmente uma nadadora. Por curiosidade, ela tentou triatlo em 2007 em um campeonato organizado pelo Clube de Triathlon de Versailles. No ano seguinte, ela entrou no time júnior do clube. Desde então, Leónie venceu muitos campeonatos na categoria Junior, incluindo o Campeonato Frances em 2013, e chegou em segundo lugar no Campeonato Mundial U23 e no Campeonato Mundial feminino categoria Elite em 2016, do qual ela espera ter confirmado seu lugar para as Olimpíadas de 2020 em Tóquio.

A triatleta pode ser vista na Praia de Botafogo na Avenida das Nações Unidas – Glória, Rio de Janeiro/RJ, 20021-140.

jr-intervenção-rio-de-janeiro-olimpiadas-2016-6

Se você pirou nesse projeto e no trabalho incrível que foi feito no Rio de Janeiro, siga o Instagram de JR e do The Inside Out Project. Vale a pena!

Comentários

Deixe uma resposta