Escultura Outros Métodos Pintura

O Coletivo Artístico Los Carpinteros

25 de agosto de 2016

Los Carpinteros é um coletivo artístico formado por Marco Antonio Castillo Valdes e Dagoberto Rodríguez Sánchez, além de já ter contado com Alexandre Jesús Arrechea Zambrano (que deixou o grupo em 2003).

los-carpinteros-obras-arte-cuba-12

O coletivo nasceu em La Habana, uma cidade do interior de Cuba. Os artistas possuem uma coleção de obras muito extensa que vão desde desenhos, aquarelas, pinturas, esculturas, instalações, vídeos e até site specific.

O Los Carpinteros aborda temas culturais de Cuba envolvendo a política e os problemas sociais, além de também trabalhar com a convergência entre objetos comuns, o comportamento humano e o cotidiano. O nome do grupo vem do uso/reuso da madeira que está presente em muitas das suas obras.

los-carpinteros-obras-arte-cuba-14

Eles trabalham como um coletivo desde 1994, e desenvolvem um trabalho incrível! São mais de 20 anos contribuindo enormemente com a arte da América Latina.

O coletivo funde a arquitetura, o design e a escultura de uma forma inesperada, utilizando um humor elegante que brinca com o funcional e o não funcional. As obras traze, armários feitos em formato de prédios, pinturas em aquarela de prédios do governo com propagandas sexuais, piscinas com formatos surreais e totalmente não funcionais, camas que se entrelaçam, instrumentos cubanos derretidos, e por aí vai.

los-carpinteros-obras-arte-cuba-11los-carpinteros-obras-arte-cuba-19

Um fato muito interessante sobre o Los Carpinteros é a complexidade e a grandiosidade presente nas suas criações. Isto pois, é comum vê-los trabalhar com grandes objetos e molduras de madeira talhada, além pintarem telas magníficas com mais de 2 metros em aquarela.

A elaboração técnica das pinturas e das esculturas traz uma associação forte à arquitetura e a geometria.

los-carpinteros-obras-arte-cuba-16los-carpinteros-obras-arte-cuba-1

Muito dessa complexidade e deste nível técnico fantástico do Los Carpinteros é inspirado pelas questões culturais de Cuba.

A infância de Marco Antonio e Dagoberto Rodríguez foi bem diferente do que temos no Brasil. Eles não assistiam desenhos da Disney, os sonhos das crianças e de seus pais não era de ir para os Estados Unidos e sim para Russia e por aí vai. Vale ressaltar que o país sofreu uma forte influência russa e da União Soviética.

Em uma entrevista, a dupla contou que, vivendo em Cuba, o contato que tiveram com as artes plásticas ocorreu durante a infância. Quando cresceram, foram separados devido as suas aptidões na escola, que tinha a função de captar talentos para futuras profissões.

los-carpinteros-obras-arte-cuba-9 los-carpinteros-obras-arte-cuba-7

Los Carpinteros ganhou vários prêmios internacionais ao longo da sua carreira, entre eles o “Primer Premio de la Popularidad” da Feira internacional de Arte Contemporânea em Madri e o “Premio Fomento de las Artes” da UNESCO na 7 Bienal de La Habana em Cuba. 

Além disso, o coletivo também já levou suas exposições à diversos países como Chile, Estados Unidos, México, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Canada, Japão, Suíça, Brasil, entre muitos outros.

los-carpinteros-obras-arte-cuba-4 los-carpinteros-obras-arte-cuba-2 los-carpinteros-obras-arte-cuba-5

Inclusive, desde o dia 30/7 a exposição “Objeto Vital” está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB, em São Paulo. Essa expo vai até o dia 12/10/2016 e conta com mais de 70 obras do Los Carpinteros. E fica a dica: nós visitamos e vale muito a pena conferir!

Para saber mais sobre o trabalho incrível do coletivo, visite o site oficial dos caras!

los-carpinteros-obras-arte-cuba-8 los-carpinteros-obras-arte-cuba-13 los-carpinteros-obras-arte-cuba-10 los-carpinteros-obras-arte-cuba-15 los-carpinteros-obras-arte-cuba-17 los-carpinteros-obras-arte-cuba-6

Comentários

Deixe uma resposta