O Graffiti Social e Inclusivo de Carlos Bobi

18/01/2017

Carlos Bobi é um grafiteiro e street artist do Rio de Janeiro que também está envolvido com diversos projetos sociais muito interessantes.

Além de artista, Bobi também é empreendedor e ativista. Ele está diretamente envolvido na organização do projeto MOF (Meeting of Favela) e ainda possui uma escola e galeria de graffiti, a Espaço Rabisco.

Nascido em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, desde cedo ele passava o seu tempo observando os graffitis e pichações no percurso de aproximadamente uma hora que o trem que pegava fazia até a famosa Central do Brasil.

carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-1

O interesse pela arte de rua passou para a prática em 1999, quando Bobi começou a pichar. Foi assim durante um ano, até que ele se voltou para o graffiti, especialmente pelas cores, bombs e personagens.

Inicialmente, suas principais influências do picho e do graffiti foram os nomes da velha guarda do Rio, como Marcelo ECO e Fabio Ema. Porém, seguindo seu próprio caminho, Bobi decidiu adotar uma linha mais focada no realismo com spray. Isto ocorreu devido a outra de suas influências, o veterano Carlos Acme, com quem ele teve a oportunidade de morar e trabalhar junto.

Bobi participou de diversos eventos e feiras nacionais e internacionais, sendo que já pintou diversos murais no Rio de Janeiro, no Rock in Rio Las Vegas, em Recife, na Bienal de Graffiti em São Paulo, no festival Meeting of Styles em Milão, em Gavá (Barcelona), entre muitos outros.

Um de seus projetos mais legais é o Meeting of Favela, o MOF, do qual o grafiteiro é um dos organizadores. Para quem não conhece, trata-se de um encontro democrático de graffiti, sem lista de convidados e sem prioridades, onde todo mundo é bem vindo.

carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-5

O MOF acontece desde 2006 em varias comunidades no Rio e tem a função de estreitar a relação entre o artista de rua e o morador da comunidade, proporcionando o acesso a multicultura aos moradores, inserindo jovens e crianças à esse universo.

Para conhecer mais sobre o trabalho espetacular de Carlos Bobi, acesse seu Facebook, Instagram e o site do MOF.

carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-12 carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-6 carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-13 carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-3carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-16 carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-10 carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-11 carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-9 carlos-bobi-graffiti-rio-de-janeiro-social-8