Ilustração

O Prestigiado Designer Milton Glaser

16 de novembro de 2015

O designer Milton Glaser é um dos maiores nomes do design gráfico de todos os tempos. Com certeza você já foi impactado por alguma das obras que mostraremos neste post, alguns clássicos de Glaser.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (18)

Milton Glaser é americano e nasceu na cidade de Nova York em 1929. Sua carreira é super premiada e seus trabalhos são ícones não só do design, mas da sociedade como um todo.

Na verdade, não é exagero nenhum afirmar que Glaser é a personificação do design gráfico americano se considerarmos a segunda metade do século XX até os dias de hoje.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (17)
O Prestigiado Designer Milton Glaser

Este reconhecimento vai muito além dos EUA e não possui fronteiras. Ele é uma referência internacional, admirado por todo profissional do design. E aqui no Brasil, não é diferente.

A relação de Glaser com nosso país passa por um trabalho que ele desenvolveu para um veículo de comunicação super relevante.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte

Em 1995, ele foi o escolhido para ser o responsável pela reformulação gráfica de um dos jornais mais importantes do Brasil, O Globo.

Neste projeto, foram implementados uma tipologia mais moderna, um logo adaptado às cores da bandeira brasileira, além das mudanças no conceito da redação. A imagem acima mostra a primeira edição do Globo de cara nova, assinada por Glaser.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (7) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (8)

Seu estilo é conhecido por ser extremamente criativo e articulado. Glaser é considerado um homem renascentista dos tempos modernos, um tipo raro de designer / ilustrador intelectual.

Ele trabalha como ninguém a profundidade da compreensão e o pensamento conceitual, combinando estes elementos com a riqueza diversa da linguagem visual.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (9) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (10)

Falando de seus trabalhos em si, vamos ressaltar alguns clássicos. Quem já foi à Nova York ou já assistiu algum filme que se passa na cidade, certamente já viu o logo I ♥ NY.

Este super clássico foi criado por Milton Glaser em 1977 para uma campanha publicitária que tinha como objetivo promover o turismo na cidade que nunca dorme.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (3) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (5)

Outras obras clássicas do designer são os posteres que ele fez para a gravadora Columbia Records.

Nestes trabalhos, ele utilizou temas totalmente psicodélicos. O poster criado para o cantor Bob Dylan é um ícone absoluto da história da música.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (2) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (3)

Outra especialidade de Glaser são trabalhar o logo e a identidade visual de marcas e empresas.

Alguns dos seus trabalhos mais famosos nesta área são os logos criados para a Brooklyn Brewery, considerada uma das melhores cervejarias dos EUA, e também o “DC Bullet”, utilizado pela DC Comics como entre 1977 e 2005.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (4) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (4)

É até difícil (se não for impossível) resumir a carreira de Milton Glaser em apenas um post, considerando o quanto ela é rica.

Melhor do que escrevermos mais sobre suas obras primas, é deixar que essas criações geniais falem por si só.

milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (11) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (12) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (13) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (14) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (15) milton-glaser-design-grafico-dionisio-arte (16)

Comentários

Deixe uma resposta