Graffiti Pintura

O “Realismo Surreal” de Belin

10 de outubro de 2016

Os murais e pinturas criados pelo artista Belin chamam a atenção de todos que se deparam com a arte do cara. De forma genial, ele conseguiu mesclar caricaturas com o realismo, tornando suas obras inconfundíveis e navegando, como poucos, entre o real e o surreal.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-24

Miguel Ángel Belinchón Bujes, mais conhecido como Belin, nasceu em 26 de setembro de 1979, na cidade Linares, Espanha.

Ele começou a pintar ainda quando era criança e, desde essa época, sua criatividade já despontava em diversas áreas, fazendo com o que ele tivesse certeza de que iria trabalhar no ramo das artes quando crescesse.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-1 belin-graffiti-realismo-surrealismo-2 belin-graffiti-realismo-surrealismo-3

A paixão e o sonho de viver no meio artístico, fizeram com que Belin fosse estudar arte na Jaén High School.

Porém, durante esse período de estudos, ele percebeu que queria saber ainda mais do aprendia nas aulas. Foi aí que ele decidiu tornar-se um artista autodidata, aprendendo técnicas, história da arte e ampliando seus conhecimentos sozinho.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-19belin-graffiti-realismo-surrealismo-31 belin-graffiti-realismo-surrealismo-23

Para tal, Belin passou a frequentar bibliotecas, galerias e museus, utilizar livros e interagir com outros artistas para obter o knowhow desejado e tornar-se um artista profissional como sempre sonhou.

O início da sua carreira foi pintando na rua, onde ele criou grandes murais em termos dimensionais e também já aplicando o estilo que o consagrou.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-18belin-graffiti-realismo-surrealismo-27belin-graffiti-realismo-surrealismo-38

Porém, com o passar dos anos, Belin tornou-se um artista completo, trabalhando com diversas outras frentes, com a mesma perfeição com que criava seus murais.

Além do graffiti, ele também manda muito nas pinturas e esculturas, tendo uma facilidade enorme para “enganar” nossos olhos com um realismo muito bem executado, mas mesclando suas obras com elementos surreais.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-40belin-graffiti-realismo-surrealismo-25 belin-graffiti-realismo-surrealismo-39

A habilidade fica ainda mais evidente quando consideramos que o artista usa apenas spray para criar suas obras realistas, sendo que as ideias saem diretamente da sua imaginação. Ou seja, ele não utiliza stencil em momento algum.

Falando um pouco mais sobre os murais, geralmente Belin trabalha com retratos em grande escala de personagens distintos. Não que isto seja uma regra, mas é um padrão comum do artista.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-21 belin-graffiti-realismo-surrealismo-29 belin-graffiti-realismo-surrealismo-36

As cabeças costumam ser grandes e os desenhos coloridos, dinâmicos e subjacentes.

Além disso, as criações trazem uma influência bem clara das pinturas clássicas. O legal é que tudo pode acontecer nas suas obras… ou seja, de repente vem aquele “tom” que mescla pessoas com animais ou transformam pessoas em seres deformados. É o surrealismo sendo misturado com o mundo real.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-obama-chavez belin-graffiti-realismo-surrealismo-obama-1

Entre os personagens, temos algumas figuras anônimas, mas também outras conhecidas do grande público, como Barack Obama e Hugo Chávez.

Porém, é com as figuras anônimas que o artista mais se identifica, considerando-as como os super-heróis da vida real.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-16 belin-graffiti-realismo-surrealismo-14 belin-graffiti-realismo-surrealismo-15

Sobre isso, Belin diz o seguinte:

Eles são pessoas comuns normais, que trabalham na rua ou em qualquer emprego normal – seja em uma padaria, como motorista de um táxi ou um pintor – que têm problemas por causa da crise econômica. Nós somos todos super-heróis e não percebemos isto até que momentos difíceis surjam e façam-nos encontrar a nossa força.”

belin-graffiti-realismo-surrealismo-30 belin-graffiti-realismo-surrealismo-10 belin-graffiti-realismo-surrealismo-17

Enfim, o estilo do artista espanhol, na maioria das vezes, pode ser definido como um “realismo surreal” muito interessante, por mais contraditório que isto possa parecer. A facilidade que ele tem de navegar entre estes dois mundos beira o inacreditável.

O fato é que o graffiti de Belin é o tipo do trabalho que faz você olhar para um determinado mural (pelo menos) 2 vezes e faz com que o espectador valorize demais o trabalho que foi desenvolvido.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-22belin-graffiti-realismo-surrealismo-8 belin-graffiti-realismo-surrealismo-9

As pinturas, murais e esculturas dele já foram exibidas em museus, galerias e pelas ruas de diversos lugares do mundo. Além da sua terra natal, alguns países que já receberam a arte de Belin são Alemanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Brasil, Israel, México, Chile e Estados Unidos.

Então, confira mais sobre esse grande nome da arte contemporânea mundial seguindo o artista no Instagram, Facebook e Youtube.

belin-graffiti-realismo-surrealismo-34 belin-graffiti-realismo-surrealismo-35 belin-graffiti-realismo-surrealismo-37 belin-graffiti-realismo-surrealismo-28 belin-graffiti-realismo-surrealismo-7 belin-graffiti-realismo-surrealismo-20 belin-graffiti-realismo-surrealismo-6 belin-graffiti-realismo-surrealismo-32 belin-graffiti-realismo-surrealismo-33 belin-graffiti-realismo-surrealismo-12 belin-graffiti-realismo-surrealismo-13 belin-graffiti-realismo-surrealismo-4 belin-graffiti-realismo-surrealismo-5 belin-graffiti-realismo-surrealismo-11

Comentários

Deixe uma resposta