O Surrealismo Pop de Alex Gross

11/01/2018

A sutil arte de criar fantasia onde se tem algo real. Com um trabalho digno de “salada russa”, Alex Gross consegue dar uma identidade muito peculiar às suas criações misturando muitas cores, ícones místicos, religião e referências do mundo capitalista.

Nascido em 1968 em Nova York, Gross estudou no Art Center Collage of Design, na Califórnia, onde vive e trabalha atualmente.

No ano 2000, o artista recebeu uma oferta da Fundação Japão e passou dois meses viajando e conhecendo o país. É daí que vem a influência da cultura japonesa que encontramos nas suas obras.

alex gross arte pintura oleo surrealismo pop dionisio arte (16)

 

Conforme foi evoluindo artisticamente, Gross buscou se aprimorar na técnica de pintura a óleo e também nos elementos que compõem a cultura pop.

Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a série conceitual “Discrepâncias”, que exibe um verdadeiro banho de cores e uma onda que desperta muitos sentimentos no espectador. Ela encanta os olhos e atiça a mente, focando especialmente na comunicação (ou na falta dela).

alex gross arte pintura oleo surrealismo pop dionisio arte (2)

O conceito por trás da série é uma encenação da vida do próprio artista, em que ele traz uma forte influência de marcas e produtos, transportando os observadores praticamente para dentro de um reality show, e fazendo com que ele sinta como se estivesse sendo vigiado e fosse parte da obra.

Atualmente, Alex Gross é considerado um dos nomes mais importantes do surrealismo pop mundial. Suas pinturas criam um ambiente que oscila entre o bizarro e o onírico, e a mistura de elementos tradicionais com elementos modernos, que aparentemente nada têm em comum, é a sua principal característica.

O artista sempre escolhe à dedo cada elemento presente em suas obras, como num recorte, o que garante a perfeição na execução do conceito proposto.

Com o passar dos anos, Gross merecidamente ganhou muito prestígio, o que lhe garantiu a oportunidade de expor seus trabalhos no mundo todo, inclusive tendo passado por grandes museus e galerias. Algumas de suas publicações também já viraram capas de livros e revistas.

E enquanto ele não aparece pelo Brasil, o que nos resta é apreciar suas obras através das fotos. Ah, e claro, seguir o cara no Facebook e no Instagram.

alex gross arte pintura oleo surrealismo pop dionisio arte (13)alex gross arte pintura oleo surrealismo pop dionisio arte (15) alex gross arte pintura oleo surrealismo pop dionisio arte (10) alex gross arte pintura oleo surrealismo pop dionisio arte (11) alex gross arte pintura oleo surrealismo pop dionisio arte (12) alex gross arte pintura oleo surrealismo pop dionisio arte (14)