Graffiti

Os Graffitis Polêmicos do Italiano Blu

22 de janeiro de 2016

O artista italiano Blu é um dos maiores nomes da arte de rua da Itália e da Europa. Ele se destacou pelo seu talento em trabalhar com o grafite, sua principal especialidade.

blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (5)

Os Grafites Polêmicos do Italiano Blu

Apesar do reconhecimento que possui internacionalmente, a verdadeira identidade de Blu é um segredo. O artista prefere manter-se anônimo e há poucas informações sobre quem realmente é ele.

Mesmo com tanto mistério, uma coisa é certa. Blu é italiano e começou a pintar no fim dos anos 90 na cidade de Bologna.

blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (8) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (6)

No inicio, Blu utilizava somente spray para criar e trabalhar seus grafites.

Porém, com o passar dos anos, o artista desenvolveu um estilo que tornou-se sua marca registrada: trabalhar com tintas especiais para paredes e rolos que são montados em bastões retráteis.

blu-1 blu-3blu-2

Esta técnica e novo estilo permitiram que Blu aumentasse suas possibilidades e o elevaram artisticamente para outro patamar.

Com uma superfície maior para trabalhar, ele ficou mais livre para colocar a intensidade marcante que é principal característica das suas obras.

blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (11) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (12) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (13)

Andando pelas ruas de Bologna, podemos ver diversos personagens que aparecem figurativamente em situações sarcásticas ou dramáticas, muitas vezes aparentando ter escapado de alguma história em quadrinho.

Foram justamente estes grafites ilícitos que fizeram o artista tornar-se conhecido, embora pouquíssimas pessoas saibam sua verdadeira identidade.

blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (15) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (16)

Uma coisa é fato, o artista é extremamente controverso, abordando temas polêmicos e tensos. Entre eles, o ativismo contra as guerras e a máquina que as mantém.

Inclusive, um ponto marcante de sua carreira foi o “incidente MOCA”, quando o artista italiano teve um de seus murais apagados por um museu de Los Angeles por gerar uma controvérsia enorme com os veteranos de guerra americanos.

blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (17)

Na ocasião, Blu foi convidado pelo MOCA (Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles) à pintar um mural para divulgar uma exposição de street art em 2011.

Então, ele pintou um mural na parede de uma das galerias do museu em que retratava caixões cobertos com notas de 1 dólar ao invés das tradicionais bandeiras americanas.

blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (7)

Em outra obra, feita na cidade de Campobasso, na Itália, Blu fez uma pintura incrível que também aborda o tema das guerras.

Neste mural, ele traz a mensagem de uma crítica ao alistamento militar, como se fosse uma linha de produção. A metáfora se dá através de soldados que aparecem de cabelos cortados e com seus cérebros retirados e trocados por capacetes militares.

blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (14)

É uma analogia bem clara à lavagem cerebral sofrida pelos soldados quando se alistam às forças armadas de seus países. Além do aspecto crítico, a obra impressiona pelo nível incrível de detalhamento e dificuldade técnica.

Mas além das críticas, a criatividade de Blu também é outro ponto totalmente fora da curva. Separamos um dos vídeos mais legais que assistimos nos últimos tempos.

Essa animação feita em formato de mural é sensacional e muito bem executada. Nesse trabalho, Blu mostrou que seu lado criativo não possui limites.

Então, se liga no trabalho do cara (que é animal) e acompanhe Blu no Facebook. Sempre tem coisa nova e muito legal por lá!

blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (6) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (7) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (1) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (2) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (3) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (4) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (9) blu-grafite-italia-arte-urbana-donisio-arte (10)

Comentários

Deixe uma resposta