Todo Poder ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

8/08/2017

Até o mês passado, a exposição “Todo Poder ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras” esteve em cartaz no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Nosso parceiro Paulo Taman foi conferir a mostra e contou todos os detalhes.

Todo Poder ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras Paulo taman

A exposição apresentou um conjunto de obras criadas pelo artista Emory Douglas, criadas no período em que ele foi diretor artístico, designer e ilustrador do periódico “The Black Panther” e que também assumiu o título de Ministro da Cultura do Partido dos Panteras Negras. Para quem não sabe, este partido foi uma organização política extraparlamentar americana fundada no estado da California que existiu entre 1966 e 1982 e que foi super importante na história do país.

Confira abaixo o vídeo que o Paulo Taman fez cobrindo a exposição. Olha só:

Os integrantes dos Panteras Negras foram idealizadores de manifestos que possuíam reivindicações sociais, econômicas e políticas visando melhores condições para a comunidade afroamericana nos EUA.

Falando um pouco sobre Emory Douglas, vale ressaltar que ele foi um dos principais responsáveis pela concepção estética e publicitária do movimento, inclusive tendo sido o criador da máxima do partido a conhecida “Todo poder ao povo!”.

A arte gráfica de Douglas foi essencial para a construção de imagens e ícones com temas sociais e políticos que transcenderam fronteiras. São justamente essas ilustrações e pinturas que foram o foco central da exposição, sendo todas bem expressivas e misturando um desenho denso com as possibilidades limitadas de reprodução da imagem a que se tinha acesso na época em que foram criadas.