Graffiti Outros Métodos Tipografia

Typeface, o Trabalho Mix-mídia de Sam Rodriguez

maio 5, 2016

O Typeface é a marca registrada de Sam Rodriguez. Esse estilo animal que pode ser caracterizado como mix-mídia rendeu diversos fãs e admiradores para o artista no mundo todo.

sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-18

Samuel Rodriguez é nascido em San José, no México, mas viveu a vida toda na Califórnia. Seu trabalho está presente em museus, empresas, galerias, internet, publicações editoriais e espaços públicos. Ele também já participou de eventos citados aqui no blog como o Wall Therapy em 2014 e o POW WOW em 2013 e 2012.

O artista possui um trabalho bem diversificado, tendo produzido diversas séries como Remixed, Fractions e Typefaces. Nas duas primeiras, Rodriguez cria intervenções geométricas  em retratos que recortam a pintura figurativa, dando um ar mais abstrato. Sua série mais conhecida é a Typefaces, que veremos mais a fundo no decorrer do post.

sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-04 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-05

O trabalho de Sam Rodriguez reflete o hibridismo de sua identidade. 

Ele mistura elementos da sua infância relacionada ao graffiti e elementos da sua formação acadêmica em fine arts. Esse mix-mídia é o que faz do seu trabalho algo tão incrível, atual e realista.

sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-25 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-03

Rodriguez cresceu em uma comunidade latina nos Estados Unidos, tendo vivido uma experiência etno-cultural interessante onde não era considerado nem mexicano e nem americano.

Em meio a este cenário, Sam teve os primeiros contatos com o vandalismo, as tags de gangues das quais seus primos mais velhos faziam parte.

sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-23 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-27

Ele diz que essas diferenças culturais vividas como alguém meio mexicano e meio americano foram elementos chave na sua arte, sendo a principal base e influência para o seu trabalho.

sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-24 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-13

Voltando a falar da série “Typefaces”, ela reflete muito da identidade híbrida do artista abordando também a globalização.

A série exibe uma mixagem com retratos de pessoas e diferentes tipografias sobrepostas à estes retratos. Sam alterna entre letras e linguagens de todo o mundo, fazendo uma menção à cultura global, preocupando-se quase que exclusivamente com a estética da letra e não com o seu significado.

sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-28 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-11

Rodriguez trabalha com diversos tipos de materiais, como telas de tecido e madeira, spray, tintas acrílicas e a óleo.

Nas palavras do próprio artista, o material usado para conceber uma arte está totalmente relacionado à sua própria época. Felizmente, na nossa época, tem-se acesso a todo tipo de material.

Ele ainda brinca com ao fazer a seguinte pergunta: “O que faria Picasso se ele tivesse acesso à uma HomeDepot (loja americana de materiais)?”

Conheça ainda mais sobre seus trabalhos no Facebook e Instagram.

sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-07 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-14 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-21 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-22 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-12 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-02 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-29 sam-rodriguez-typeface-tipografia-dionisio-arte-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *