Will Barcellos, o Mestre do Pontilhismo Brasileiro

6/10/2017

Nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, Will Barcellos teve seus primeiros contatos com desenhos e colagens quando era criança. Porém, foi somente na adolescência que ele descobriu seu “verdadeiro” talento que o levou a participar de mostras e exposições no mundo todo.

will barcellos vortex pontilhismo dionisio arte (9)

Desde criança, Will rabiscava praticamente tudo o que via pela frente instintivamente. Porém, tudo mudou aos 14 anos de idade, quando o então adolescente ingressou na SBBA (Sociedade Brasileira de Belas Artes).

Lá, Will conseguiu distinguir sua arte através da identificação que criou com diversas técnicas de desenho a carvão, lápis e bico de pena (trabalhos executados à nanquim). Também foi na SBBA que o artista descobriu a técnica que o consagrou, o Pontilhismo.

will barcellos pontilhismo dionisio arte (1)

Apesar de ter sido “obrigado” a abandonar a carreira artística por um determinado período devido a razões financeiras, Will nunca deixou de apreciar e ter a arte como inspiração.

Tanto que, logo após dar entrada na compra de seu apartamento, voltou a pintar e a trabalhar em novas criações. Desde então, não parou mais de desenvolver sua arte (e não pretende parar).

will barcellos pontilhismo dionisio arte (2)will barcellos pontilhismo dionisio arte (3)will barcellos pontilhismo dionisio arte (4)

As obras do artista, basicamente, abrangem o realismo, o surrealismo e algumas combinações geométricas e psicodélicas. Tudo isso, com a maestria de um pontilhismo inacreditavelmente detalhado.

Aliás, já que falamos sobre o pontilhismo, mesmo sendo visto por muitos como uma técnica sem definições expressivas, vale ressaltar a capacidade que Will tem de transmitir sentimentos através da sua arte. É praticamente impossível não notar (e se encantar) com a delicadeza, a agressividade e a realidade de movimentos e expressões que ele trabalha em suas criações.

will barcellos pontilhismo dionisio arte (8)will barcellos pontilhismo dionisio arte (5)will barcellos pontilhismo dionisio arte (6)

Apesar de ser reconhecido como um dos artistas mais talentosos do seu estilo, por incrível que pareça, Will ainda não fez nenhuma exposição no seu Rio de Janeiro. Algo que ele espera mudar em breve.

Atualmente, seu projeto “Vórtex – Símbolos, As Vozes do Inconsciente” está sendo preparado para entrar em cartaz no CCBB de Belo Horizonte entre 01/12/2017 a 05/02/2018.

will barcellos vortex pontilhismo dionisio artewill barcellos vortex pontilhismo dionisio arte (4)will barcellos vortex pontilhismo dionisio arte (1)will barcellos vortex pontilhismo dionisio arte (6)

Idealizado pelo próprio Will juntamente com um coletivo de amigos que também se chama Vórtex (composto por um designer, dois produtores, uma psicóloga, uma curadora, um profissional especializado em tecnologia e uma equipe de arquitetos), esta exibição proporcionará ao público que comparecer ao Centro Cultural Banco do Brasil uma imersão aos símbolos visuais criados a partir de diversos impasses inconscientes da mente do artista.

will barcellos vortex pontilhismo dionisio arte (5)will barcellos vortex pontilhismo dionisio arte (3)will-barcellos-pontilhismo-brasil-rio-de-janeiro-dionisio-arte (8)

Inclusive, se você curtiu o projeto, não deixe de apoiá-lo através do crowdfunding no Vakinha (é só clicar AQUI).

Para conhecer mais sobre o trabalho incrível de Will Barcellos, confira também a entrevista que ele deu pra gente (AQUI) e siga-o no Facebook e no Instagram.

will barcellos vortex pontilhismo dionisio arte (7)will barcellos vortex pontilhismo dionisio arte (2)