lourenco-mutarelli-quadrinhos-ilustraU00e7U00e3o-dionisio-arte-11.jpg
Quadrinhos

Os Quadrinhos do Mestre Lourenço Mutarelli

23 de outubro de 2015
Lourenço Mutarelli é o principal nome do país quando falamos sobre histórias em quadrinho da cena underground do Brasil.
No início de sua carreira, Mutarelli trabalhou com outro mestre, atuando como intercalador e, posteriormente, como cenarista, no estúdio de Maurício de Souza.
Esta experiência foi uma grande escola para o artista, que a partir dali, se inspirou para trabalhar em suas próprias criações.
lourenco-mutarelli-quadrinhos-ilustra#U00e7#U00e3o-dionisio-arte-9
Como o Brasil vivia um momento muito especial em termos de revistas nos anos 80, o artista decidiu publicar suas primeiras histórias em quadrinhos naquele período.
Porém, não obteve muito sucesso comercial. Isto ocorreu, pois as histórias de Mutarelli foram consideradas muito estranhas para a época.
lourenco-mutarelli-quadrinhos-ilustra#U00e7#U00e3o-dionisio-arte-3
Este cenário iria mudar radicalmente no futuro… tanto que, atualmente, ele é considerado um ícone absoluto!
Separamos um vídeo onde o artista fala um pouco sobre seu processo criativo, não só do desenho, mas também dos seus outros trabalhos no cinema e teatro.

Além de suas histórias sensacionais, Mutarelli também se consagrou devido a criação de alguns personagens. Eles praticamente tem vida própria, de tanta autenticidade e personalidade que possuem.
Entre eles, podemos destacar vários deles, como o Cãozinho sem Pernas e, especialmente, Diomedes.
lourenco-mutarelli-quadrinhos-ilustra#U00e7#U00e3o-dionisio-arte-12
Este personagem é simplesmente sensacional! Para quem não o conhece, trata-se de um detetive gordo, bigodudo e que é um verdadeiro fanfarrão.
Após se aposentar do seu emprego na Polícia Federal, Diomedes montou um escritório de detetive particular, mas nunca chegou a resolveu nem um único caso.
lourenco-mutarelli-quadrinhos-ilustra#U00e7#U00e3o-dionisio-arte-13
O personagem gosta muito de piadas trash, cigarros e beber um goró. Na sua vida pessoal, o Diomedes possui uma esposa que não o aguenta mais, além de um filho que o considera má influência para seus netos.
Apesar de todo o aspecto de anti herói, e de aparentar ser um ser repugnante, garantimos que é praticamente impossível não gostar do personagem.
Na realidade, a carreira de Mutarelli é tão extensa e tão brilhante que é impossível exaltarmos todos os seus feitos em um único post.
Por isso, este é apenas o primeiro de uma série que faremos sobre o artista.
Agora, não podemos deixar de destacar o enorme talento artístico e técnico de Mutarelli.
É impossível não reconhecer o quanto o seu desenho é bem resolvido e quanto seus traços são expressivos.
Enfim, este post é um tributo ao mestre Mutarelli… aguardem os próximos posts da série!
E até lá, confira com mais algumas de suas obras:
Os Quadrinhos do Mestre Lourenço Mutarelli