Gerald Leung aka Brack Metal é um artista/ilustrador freelancer nascido em Hong Kong, mas criado na Australia.
O artista cresceu convivendo com uma dieta restrita de quadrinhos, video games e cartoons, tanto ocidentais como orientais.
Diante de tantas referências e influências, acabou se tornando um fanático por este universo de mundos imaginários distantes da realidade e da física, sem regras e com infinitas possibilidades. São lugares super vastos, vivos e complexos, que existem apenas na cabeça do seu criador.
Com seus personagens de estilo weird, o artista compartilha um pouco do que esta dentro do seu universo particular com sua audiência. Um universo chamado Brack Metal.
Brack Metal é um jogo de palavras interessante. Isto pois, o Black Metal, um gênero musical um extremamente obscuro e por vezes até satanista, tem relação com suas ilustrações e “Brack” é uma sátira a forma como os asiáticos pronunciam a palavra “black” em inglês.
Apenas a título de curiosidade, vale ressaltar que até o início de 2015, Gerald usava o pseudônimo de Black Rhombi.
Brack Metal utiliza muito da cultura pop japonesa em seus personagens, tanto dos famosos mangás quanto do fashion oriental. É possível perceber uma grande influência do grande Katsuhiro Otomo, criador do mangá Akira e de seu filho Shohei Otomo.
Esteticamente, as ilustrações de Brack Metal são extremamente detalhistas. O artista trabalha com nanquim para dar um efeito maior de contraste e utiliza grafite para o sombreamento. Todo o seu trabalho é feito sem o uso de ferramentas digitais.
Separamos dois videos para mostrar um pouco do processo criativo e técnico do artista. Dá só uma olhada:
Outro aspecto estético importante de Brack Metal é o uso do negativo. O contraste entre as vestimentas dos personagens é maravilhoso e se dá devido ao uso da inversão de cores.
Pra ver e conhecer mais sobre o trabalho do artista, visite seu Facebook e seu Instagram.