Graffiti: dos muros para o mundo

LinkedIn

Ontem, dia 27 de março, foi comemorado o dia do Graffiti. E é claro que nós, da Dionisio.AG, não poderíamos deixar esse dia passar sem antes fazer algumas considerações a esta arte que está no coração de nosso trabalho, com a qual temos o prazer de trabalhar tão de perto e que nos abriu tantas portas. 

UM POUCO DE CONTEXTO

O Grafitti é uma manifestação artística, caracterizado pela utilização da tinta spray e suas gravuras, que surgiu em Nova York na década de 1970, mas teve suas primeiras aparições em 1968, em Paris. Aqui no Brasil, a arte chegou no final da década de 1970, em São Paulo. Hoje, o Grafitti brasileiro é considerado um dos melhores do mundo, e usado enquanto referência globalmente.

Essa arte é uma manifestação artística que, geralmente, está presente em espaços públicos, com suas produções realizadas em muros e paredes das cidades, por meio da tinta em spray. Os grafiteiros fazem do spray seus pincéis e expressam as questões que lhes atravessam, com a premissa, muitas vezes, de propor uma crítica social ou uma reflexão. 

A arte do Grafitti é formada por vários estilos, como o 3D style, Throw up ou Bombs, Wild style e Free style. 

ARTE URBANA X GRAFFITI

Há várias interpretações,  mas, de maneira geral, entende-se que o Graffiti é uma arte urbana, mas nem toda arte urbana é Graffiti. A primeira é caracterizada por uma grande abrangência e variados estilos, com múltiplos temas artísticos, muitas vezes com a presença de imagens e narrativas. O Graffiti, no entanto, é uma expressão artística e está relacionado diretamente com a presença de palavras, associado a cultura do hip hop. 

ALGUNS NOMES DA CENA

BANKSY 

Apesar de ser reconhecido enquanto um artista britânico, Banksy tem sua verdadeira identidade desconhecida, fazendo o uso de pseudônimos para, talvez, manter intacta sua privacidade. Sua arte é mundialmente famosa, surgida na década de 1990, no Reino Unido. Sua arte é amplamente reconhecida por despertar questões sociais, políticas e culturais. 

KOBRA 

Da periferia de São Paulo para o mundo, com obras presentes em mais de cinco continentes, Eduardo Kobra é um dos maiores e mais reconhecidos muralistas da atualidade.  Começou com o picho na adolescência, levando advertências para casa por intervenções que fazia na escola, e hoje, por teimosia, persistência e paixão pelo que faz, se tornou um dos grandes nomes do Graffiti, levando um pedacinho do nosso Brasil para todos esses países onde deixou sua marca. 

OSGEMEOS

Gustavo e Otávio Pandolfo criaram uma conexão com o público através da criação de um universo mágico e interativo. Para muito além do graffiti, os irmão variam suas obras com diversas técnicas de pintura, desenho e escultura. Hoje, os artistas são conhecidos nacional e internacionalmente pela criação de um mundo lúdico, tendo suas obras em diversos países e galerias ao redor do mundo. 

MUITO MAIS QUE UMA DOSE

A arte de rua é conhecida por proporcionar uma galeria a céu aberto, entendida enquanto uma arte democrática justamente por levar as obras às ruas, colorindo as cidades e passando mensagens para todos que ocupam as ruas. 

Somos gratos por todos esses e os demais artistas, com quem tivemos o privilégio de poder trabalhar de perto. O Graffiti foi a nossa porta de entrada para explorar as mais variadas formas de arte urbana. Pudemos trabalhar com marcas e clientes que também desejam transmitir mensagens, inspirações e ideias através dessa arte. Como por exemplo os projetos para Royal Canin, Paz nas Escolas e CCR Street Art, entre tantos outros que atravessaram a arte e impactaram diretamente o cotidiano das pessoas. 

Gostou do conteúdo? De presente, deixaremos aqui links com documentários para curtir:

https://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/9-documentarios-para-entender-a-historia-do-grafite

Mergulhe e descubra mais deste universo que, com certeza, irá mudar a sua percepção ao atravessar as ruas!

LinkedIn

Categorias

Photo Stories

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.