Graffiti Pintura

A Evolução Artística da Grafiteira MadC

27 de junho de 2016

MadC atualmente é um dos maiores nomes do graffiti internacional. Mas além da street art, ela expandiu seu lado artístico para outros meios como design gráfico, telas em galerias e até a escrita, sendo autora de três livros, todos sobre a arte de rua.

claudia walde madc graffiti (18)

Claudia Walde, o nome verdadeiro de MadC, é uma artista alemã, nascida em Bautzen em 1980.

Ela teve o primeiro contato com a arte de rua quando ainda era adolescente. Foi nesta época, mais precisamente em 1996, que ela criou seu primeiro graffiti.

claudia walde madc graffiti (2) claudia walde madc graffiti (1)claudia walde madc graffiti (24)

Para abrir mais sua mente e ampliar seus conhecimentos, MadC estudou design gráfico na University of Art and Design, em Halle, na Alemenha, e no Central Martins College, em Londres, na Inglaterra.

Essa mescla dos aprendizados artísticos acadêmicos com a cultura e filosofia do graffiti moldaram o estilo e a personalidade que a artista possui atualmente.

claudia walde madc graffiti (25) claudia walde madc graffiticlaudia walde madc graffiti (23) claudia walde madc graffiti (29)Mas mesmo com todo esse conhecimento e a experiência em diversas galerias ao redor do mundo, MadC continua apaixonada pela street art. Essa paixão rendeu murais incríveis ao redor do mundo e a publicação de 3 livros bem legais, lançados em 2007, 2011 e 2015.

Neles, a artista alemã realizou uma pesquisa bem extensa e gerou obras de uma qualidade incrível, apresentando um insight cultural e antropológico sensacional dentro do mundo do graffiti.

claudia walde madc graffiti (20) claudia walde madc graffiti (5)

Em seu primeiro livro “In Sticker City – Paper Graffiti Art”, de 2007, a artista explora a cultura dos cartazes e dos adesivos pintados e feitos manualmente.

Neste livro, ela mostra a transformação pela qual o movimento do graffiti passou, evidenciando a evolução de toda uma forma artística. Para deixar isso claro ao leitor, MadC  fez análises culturais comparativas explorando um grande número de cidades e artistas.

MadC Book "Street Fonts"

A sua segunda publicação chamada “Street Fonts – Graffiti Alphabets from Around the World” focou em um outro tipo de reflexão que foi determinado por uma consulta antropológica e um diálogo artístico, apresentando diversas fontes utilizadas na street art.

Já o seu terceiro livro, “Mural XXL”, veio ano passado trazendo alguns dos melhores graffitis do mundo criados por diversos artistas como Aryz, C215, Vhils, ROA, D*Face, INTIEtam Cru, entre muitos outros monstros da cena urbana mundial.

A publicação traz murais em Paris, Berlim, Los Angeles, Rio de Janeiro e por aí vai.

claudia walde madc graffiti livro Mural XXL

Voltando a falar de suas obras nas ruas, talvez o trabalho mais conhecido de MadC seja o mural “700 Wall”. Trata-se de um mural gigantesco (talvez o maior graffiti feito por uma só pessoa no mundo) tendo 700 m².

“700 Wall” levou 4 meses para ser finalizado e é uma obra admirável, não só pelo tamanho, mas também pela técnica e a mescla de estilos.

claudia walde madc graffiti 700 wall (1)

A peça localizada na linha de trem que liga Berlim à Halle representa, pelo menos, dois níveis da capacidade criativa de MadC.

Olhando por um lado, temos uma abordagem meticulosa ao artesanato e, por outro, ela explorando os limites da linguagem visual.

claudia walde madc graffiti 700 wall (2)claudia walde madc graffiti 700 wall (3) claudia walde madc graffiti 700 wall (4)

É um negócio de uma dimensão tão grande e impressionante que pelas fotos fica até complicado de passar a verdadeira proporção do mural.

Então, separamos um vídeo que mostra, em detalhes, a produção desse trampo impressionante de MadC. É algo espetacularmente único! Confira abaixo:

Já que falamos sobre essa questão da linguagem visual, vale ressaltar que este é um ponto muito presente no estilo da artista, seja no graffiti, no design ou nas telas.

MadC constantemente “brinca” com reinterpretações do “tradicional” sendo recontextualizado em uma nova linguagem visual. Basicamente, ela leva a essência do graffiti para todos os meios em que trabalha.

claudia walde madc graffiti (7)claudia walde madc graffiti (21) claudia walde madc graffiti (13)

Enfim, se você também pirou no trabalho incrível de MadC, acompanhe o blog da artista, siga-a no Instagram e no Facebook e também se inscreva no canal dela no Youtube.

claudia walde madc graffiti (3)claudia walde madc graffiti (27) claudia walde madc graffiti (4) claudia walde madc graffiti (8)claudia walde madc graffiti (11)claudia walde madc graffiti (14) claudia walde madc graffiti (16)claudia walde madc graffiti (26) claudia walde madc graffiti (10)claudia walde madc graffiti (28) claudia walde madc graffiti (12) claudia walde madc graffiti (15) claudia walde madc graffiti (17) claudia walde madc graffiti (19) claudia walde madc graffiti (22)claudia walde madc graffiti (9)claudia walde madc graffiti (6)

Comentários

Deixe uma resposta