Ilustração

Bernie Fuchs, o Artista Comercial

13 de julho de 2015

O ilustrador americano Bernard Leo Fuchs, mais conhecido como Bernie Fuchs, faleceu em 2009 aos 76 anos. Bernie era adepto de balancear a arte com o comércio e foi um dos maiores artistas comerciais de sua geração e, podemos afirmar também, da história.

Seu primeiro trabalho foi ilustrar anúncios de carros para revistas, folhetos e letreiros.

Em suas criações, ele capturou a essência da indústria automobilística dos EUA: americanos felizes se divertindo em picnics e outras situações de lazer… e acompanhados de seus carros elegantes.

Além de ter acertado em cheio no modo de criar as ilustrações, elas têm um lado artístico único muito interessante. Seu estilo é marcante e totalmente característico.

3953201699_9483ff8e18_o3953201579_fc724032e9_o

A qualidade das pinturas impressiona e sua técnica de misturar a narrativa tradicional com elementos de composição abstrata evidencia muito o seu talento.

Fuchs foi um dos artistas comerciais mais requisitados de sua geração e trabalhou em dezenas de anúncios ao longo de sua vida para diversos clientes dos mais variados segmentos. Entre eles podemos citar Coca Cola, Pan Am Airlines, entre outros.

burnie-fuchs-anuncios-dionisio-arte (3)

burnie-fuchs-anuncios-dionisio-arte (1)

No final dos anos 50, o americano começou a trabalhar também com ilustrações para diversas revistas como McCalls, Redbook, The Ladies Home Journal e Sports Illustrated.

3962109111_2919300f3c_o

Ele identificou a necessidade das revistas de circulação de massa, que naquela época estavam acostumadas ao estilo realista de Norman Rockwell.

Rockwell

Fuchs, então, injetou uma nova vitalidade e um impressionismo que se tornaram muito populares nos EUA e revolucionaram a arte da ilustração.

Ele trabalhou até em projetos mais ousados, com base no movimento do Expressionismo Abstrato, foi popularizado por pintores como Jackson Pollock e Willem Kooning.

Um bom exemplo disso pode ser encontrado em uma edição da revista McCall no final dos anos 50 (imagem abaixo).

bernie-fuchs-revista-mccall-dionisio-arte

Aqui, Fuchs pintou um retrato de 2 jovens casais relaxando em um pequeno quarto após o jantar. Um homem está deitado no chão, com sua cabeça no colo da mulher, e fumando um cigarro enquanto ela acaricia seu cabelo.

A imagem tem o controle e realismo de Rockwell, mas também têm outros elementos dinâmicos extraídos das técnicas de vanguarda, como as pinceladas vigorosas, o horizonte inclinado que aumenta a sensação de drama, um abajur em primeiro plano que aparece ligeiramente distorcido e, o mais impressionante, a colocação dos casais na distância, ao invés de estarem no centro da imagem.

bernie-fuchs-ali

Fuchs também trabalhou com retratos das mais diversas personalidades.

Vários atletas e times de esportes americanos foram retratados pelo artista.

Fuchs Gal

E além dos esportistas, o ilustrador pintou ilustrações de vários presidentes americanos como John F. Kennedy, Lyndon Johnson, Ronald Reagan, entre outros.

bernie-fuchs-jfk

Logo que conheci o estilo de Bernie Fuchs, percebi uma semelhança do seu estilo de pintar com diversos livros infantis que minha mãe lia pra mim quando era criança. E, após pesquisar sobre a sua carreira, vi que o artista também trabalhou nas imagens de diversos livros infantis, como este abaixo.

L9780316775045

O talento e a importância histórica de Fuchs foram reconhecidos através de diversos prêmios que ele ganhou durante a sua carreira.

Entre eles, o fato de ter se tornado o ilustrador mais jovem a ser selecionado para o Hall da Fama da Sociedade dos Ilustradores merece um destaque especial. Nada mais justo para homenagear uma carreira tão brilhante.

burnie-fuchs-dionisio-arte (6)burnie-fuchs-dionisio-arte (4) burnie-fuchs-dionisio-arte (3) burnie-fuchs-dionisio-arte (2) burnie-fuchs-dionisio-arte (1)

Comentários

Deixe uma resposta