Fetiche, Crítica e Contracultura. Isto é Robert Crumb

9/12/2015

O movimento underground dos quadrinhos americanos é um dos nossos favoritos devido ao seu apelo e sua atitude, especialmente quando foi criado. E quando falamos neste movimento, precisamos falar do grande ilustrador Robert Crumb.

robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-11

Fetiche, Crítica e Contracultura – Robert Crumb

Crumb é um dos nomes mais fortes do movimento underground do HQ dos Estados Unidos, tendo sido o idealizador da clássica Zap Comix, a revista em quadrinhos mais conhecida e popular dentro da cena underground.

Ao criar a Zap Comix, Crumb visualizou uma contracultura ao que acontecia na sociedade nos anos 60.

robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-08

Diversos trabalhos de Crumb possuem uma ligação bem forte com a cultura hippie como, por exemplo, os personagens clássicos Mr. Natural e Fritz The Cat.

Mr. Natural é o exemplo perfeito da contracultura da década de 60 que mencionamos. O personagem se trata de uma sátira de um guru indiano, criado numa época em que os gurus espirituais estavam “na moda”.

robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-13 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-14

Suas ilustrações também ficaram caraterizadas em suas HQs autobiográficas que criou em parceria com sua esposa.

Essas HQs foram desenhadas à quatro mãos e publicadas na famosa revista americana The New Yorker. Aqui no Brasil, é possível encontrar esses trabalhos, que por sinal são incríveis, na Revista Piauí.

robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-05 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-16

Mas além de suas criações próprias, o artista também ajudou a ilustrar a arte de outros gênios.

Crumb trabalhou em parceria com o mestre Charles Bukowski, adaptando suas obras e trazendo aos olhos o que estava só na imaginação, nos contos do famoso poeta e romancista.

robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-17 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-18 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-19

Outra colaboração que se tornou um trabalho clássico de Crumb (e também da história da música), foi a capa que ele criou para a banda Big Brother and the Holding Company, liderada pela sua amiga Janis Joplin.

O álbum em questão é o clássico Cheap Thrills, que além de possuir alguns dos maiores sucessos do rock em todos os tempos como “Piece of My Heart” e “Ball and Chain”, ainda tem uma capa fantástica e super marcante.

robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-10

Na verdade, a ideia inicial de Crumb era usar essa ilustração na contracapa do disco, colocando uma foto de Janis na capa em si.

Porém, foi a própria cantora, que era super fã dos quadrinhos do cartunista, que pediu à gravadora que utilizasse o desenho na capa. Pedido aceito e uma escolha mais que acertada… eternizada na história da música e da arte.

Estamos falando do percursor de um movimento inteiro e um gênio da ilustração e da arte! Confiram mais alguns trabalhos de Robert Crumb.

robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-01 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-02 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-06 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-07 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-12 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-15 robert-crumb-comic-art-dionisio-arte-20