Graffiti Tipografia

ISE, o Mestre das Escritas

fevereiro 22, 2016

Cláudio Duarte, mais conhecido como ISE , é um dos grafiteiros que mais contribuem para a cena do grafite em São Paulo e é considerado o “mestre das escritas”.

ISE

ISE nasceu no bairro do Cambuci, na zona sul de São Paulo, e começou sua trajetória como artista em 1992. Aliás, o Cambuci é uma verdadeira galeria de pedra a céu aberto e um celeiro enorme de talentos da street art. De lá já saíram diversos nomes do grafite brasileiro como Os Gêmeos, Nunca, Finok, Coyo, etc.

Voltando a falar de ISE, ele define o grafite da seguinte forma: “Pra mim a essência do grafite é a rua”.

ise-grafite-letra-dionisio-arte-05

Algumas pessoas têm o primeiro contato artístico com as telas e as galerias, para somente depois observar o grafite na rua. Porém, dentro da filosofia que envolve o grafite “se saiu da rua, já não é mais grafite.”

É preciso que fique bem claro que a ideia principal do grafite é justamente a crítica social e que, somente quem trabalha com esse tipo de arte, entende realmente o que está escrito. Essa é a graça de quem faz letra.

ise-grafite-letra-dionisio-arte-01 ise-grafite-letra-dionisio-arte-02

O trampo de ISE é dado por várias linhas retas e curvas. É uma técnica que te envolve em cada letra de uma forma diferente.

Aliás, por falar na técnica do artista, temos que ressaltar que o grafite em si não é simples. Ele exige muito estudo que vai desde a luz e sombra, passando pela variedade de cores e chega até as técnicas de stencil.

ISE entende disto como poucos, o que possibilitou que ele desenvolvesse uma nova forma de pintar e modificasse o cenário urbano.

ise-grafite-letra-dionisio-arte-04  ise-grafite-letra-dionisio-arte-07

Sobre a carreira do artista, precisamos exaltar que ISE faz parte de uma grande família chamada VLOK.

O VLOK reúne vários grandes artistas que desempenham um papel importante para a cidade de São Paulo, onde entram de cabeça na guerra para combater a “cidade cinza”.

ise-grafite-letra-dionisio-arte-09

As obras e murais de ISE estão espalhadas por todo o globo. É possível encontrar seus grafites ao andar pelas ruas dos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Holanda, Alemanha, Índia e Nepal.

Separamos um vídeo bem legal de um trabalho que ele fez na Índia em parceria com o Finok (já falamos sobre ele AQUI). Confira o vídeo abaixo que mostra um pouco deste trabalho:

Atualmente, além de atacar os muros de São Paulo, ISE ainda ajuda no crescimento do grafite paulista oferecendo sprays e ajudando em trabalhos sociais.

Pra conhecer um pouco mais sobre o trampo do cara, segue ele no Instagram.

ise-grafite-letra-dionisio-arte-08ise-grafite-letra-dionisio-arte-03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *