Pintura

Niki Nomura e sua Desconstrução Geométrica

24 de julho de 2017

Estamos sempre de olho nos novos talentos que a arte brasileira produz e, um dos nomes que mais chamou nossa atenção recentemente, é o do paulista Niki Nomura.

niki nomura arte formas geometricas (1)

“O desenho tomou uma proporção gigantesca na minha vida e, através dele, consegui direcionar completamente o que havia dentro de mim”.  Essa afirmação demonstra bem a relação intimista que Niki tem com a arte, algo que surgiu quando ele era pequeno e que permanece até hoje. Entre as diversas formas artísticas que o agradam estão a pintura, a fotografia, o graffiti e o cinema.

Agora, foi somente aos 18 anos, quando entrou no curso de arquitetura na Faculdade Belas Artes, que a arte tomou definitivamente conta da sua vida e que ele começou a desenvolver e propagar seu estilo.

niki nomura arte formas geometricas (12) niki nomura arte formas geometricas (13)

O processo criativo de Niki Nomura se dá a partir do zero, sendo que a base de construção das suas obras parte de uma folha em branco e conta com muitos esboços.

Mas o que mais chama a atenção no trabalho do artista é seu estilo baseado na desconstrução geométrica e na estruturação geográfica, elementos que são praticamente uma extensão da sua personalidade.

niki nomura arte formas geometricas (4)

De acordo como o próprio Niki, suas criações buscam passar uma sensação de equilíbrio constante. Para tal, a geometria é um fator que, indiretamente, sempre esteve presente nesse processo.

Porém, além das formas geométricas, o artista também possui outras características que marcam seu trabalho, como por exemplo o uso do spray, uma das suas ferramentas preferidas.

niki nomura arte formas geometricas (2) niki nomura arte formas geometricas (3)

Niki Nomura gosta de trabalhar com o spray devido às infinitas possibilidades que este instrumento oferece. Assim, ele criou um estilo bem particular que foi “adaptado” ao spray, especialmente pelo tempo que a tinta leva para secar e pela abrangência que ele pode ter em relação as técnicas de tridimensionalidade e transparência. Além disso, ainda vale mencionar que “a sensação de pintar com spray é completamente viciante”, palavras do próprio artista.

A inspiração para criar sua arte vem de tudo que está ao seu redor, sendo que Niki é adepto da filosofia de que todos os dias acordamos como uma folha em branco e que vamos absorvendo tudo que está a nossa volta. Assim, a base para suas criações surge daí, da vida… ela pode vir tanto de um filme, de uma volta de bike ou até mesmo de uma olhada no feed do Instagram.

niki nomura arte formas geometricas (5) niki nomura arte formas geometricas (6) niki nomura arte formas geometricas (7)

Apesar da sua carreira ainda estar no início, como falamos no início do texto, Niki Nomura é um dos maiores talentos brasileiros na atualidade.

A prova disso é que, em 2016, ele foi convidado por grandes empresas multinacionais para participar de projetos mais do que especiais. Entre eles veio a parceira com a Belvedere, onde Niki customizou uma entre dez peças da Belver Bears, uma edição limitada da vodka que ficou exposta na sede mundial da empresa, e também o projeto com a Sony, em que ele personalizou alguns produtos que tiveram a renda revertida para a ONG “Vidas Corridas”, presente no bairro do Capão Redondo, em São Paulo.

niki nomura arte formas geometricas (10)

Esse estilo contemporâneo e moderno do artista consegue ser ao mesmo tempo algo atemporal. Ou seja, o trabalho do cara é especial, recheado de muita personalidade!

Para conhecer mais a fundo a arte de Niki Nomura, não deixe de acompanhá-lo no Instagram e no Facebook.

niki nomura arte formas geometricas (8) niki nomura arte formas geometricas (9) niki nomura arte formas geometricas (11)

Comentários

Deixe uma resposta