Fotografia

Nu Artístico e Desenhos. Essa é a Ideia do Projeto GIZ

29 de janeiro de 2016

De uma simplicidade única, o Projeto GIZ, de Rafael Aguiar,  une o nu artístico com desenhos feitos com o mesmo material que deu nome ao projeto.

Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (1)

Rafael é de Cataguases, interior de Minas Gerais, onde trabalha como cineasta. O contato com o cinema fez surgir um outro amor em Rafael: a fotografia.

O Projeto GIZ surgiu de um ensaio fotográfico com uma amiga onde eles desenhavam asas na parede pra compor a imagem. Para o artista, a imagem havia ficado linda, mas sentia que algo estava sobrando, e era justamente a roupa. Após conversar com alguns amigos, a ideia do projeto foi se formando até que finalmente ganhou vida.

Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (2) Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (9)

Os rostos que estampam as belas imagens são de convidados, amigos, colegas e pessoas que simplesmente amaram o Projeto GIZ e quiseram participar.

Conhecidos e desconhecidos unidos pela mesma vontade de se expressar livremente sob o olhar de Rafael Aguiar.

Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (3) Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (10)

De acordo com Rafael, os desenhos são obras das próprias pessoas que são fotografadas. Separamos um trecho de uma entrevista onde ele conta e explica um pouco mais sobre o processo criativo por trás das imagens:

“Cada participante faz seu desenho. Eu nem fico junto na hora. Não gosto de interferir no processo criativo do participante. Alguns trazem cola, moldes, músicas, enfim, cada um dá o seu jeito”

Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (7) Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (8)

A simplicidade única do Projeto GIZ é tão incrível que consegue ao mesmo tempo muito expressiva. Um trabalho que, obviamente, não passaria despercebido, tanto que tem repercutido dentro e fora do Brasil. 

Atualmente, o artista está montando uma exposição com fotos inéditas que começará em Cataguases, mas também passará por Juiz de Fora.

Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (4) Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (5) Projeto-GIZ-Rafael-Aguiar-desenhos-nu-artistico-dionisio-arte (6)

Curtiu o trabalho de Rafael Aguiar? Acompanhe o Projeto GIZ no Facebook e no Instagram.

Comentários

Deixe uma resposta