Graffiti Outros Métodos Pintura

Vado do Cachimbo, um Dinossauro do Graffiti no Brasil

setembro 21, 2016

Desde a década de 80, as ruas de São Paulo são alegradas pelas obras do artista plástico Vado do Cachimbo, um dos precursores do graffiti no Brasil!

vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-4

Edvaldo Luiz Álvares, mais conhecido como Vado do Cachimbo, nasceu em 1963 na cidade de Penápolis, no interior paulista, mas construiu seu nome e sua carreira quando morou em São Paulo.

Vado se formou na Faculdade de Belas Artes e possui uma pegada bem legal, constantemente trabalhando temas e questões sociais que acontecem mundo afora, como por exemplo ao pintar bananas para representar o povo brasileiro nos tempos atuais.

vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-8

O artista é um dos “dinossauros” do graffiti no nosso país, sendo que ele pinta nas ruas desde os anos 80. Algumas de suas obras lembram bastante o estilo de alguns mestres da época, como Keith Haring, por exemplo.

Uma de suas principais características é trabalhar com personagens simbólicos, alegres e enigmáticos. Em muitos casos, a arte de Vado também tem como objetivo realçar um mundo menos agressivo. Sobre isso, ele fala o seguinte:

“Se a pessoa está na neura da poluição e do trânsito e, ao olhar o desenho, começa a rir sozinha, você atingiu o objetivo”.

vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-2vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-9

E já que falamos dos seus personagens, algumas de suas principais criações são os paraquedistas e a família dos “ACs”. Estes personagens são retratados nas suas obras cobertos por espetos, literalmente dos pés à cabeça.

Porém, além da street art, Vado também desenvolve trabalhos muito interessantes utilizando outros meios. Direto do seu ateliê em Boituva, o artista pinta quadros e trabalha também com esculturas, vitrais, mosaicos e até, curiosamente, até com bolos customizados e móveis.

vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-6 vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-7

Um ponto bem legal que mostra a importância da trajetória de Vado na história do graffiti brasileiro é o fato dele ter residido por muitos anos no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

Para quem não é da capital paulista, a “Vila” (como é carinhosamente chamada pelos habitantes daqui) é um dos principais pontos do graffiti e da arte em geral na cidade.

vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-6vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-10

Enfim, desde sempre, o grafiteiro lutou contra o cinza existente no bairro. Juntamente com outros pioneiros da arte de rua no Brasil como John Howard e Rui Amaral, ele foi responsável pelas primeiras criações que apareceram no emblemático “Beco do Batman”, um espaço que atualmente é uma atração turística obrigatória para quem visita São Paulo.

Se você não conhece o beco, apenas para se ter uma ideia, além de Vado do Cachimbo, artistas como Speto, Binho, Paulo Ito, entre muitos outros monstros também possuem graffitis por lá.

No vídeo acima, feito especialmente para o projeto Sampa Graffiti, Vado produz uma obra direto do Beco do Batman e fala um pouco sobre os primórdios do lugar e também sobre arte de rua em geral.

Para conhecer mais sobre esse mestre da street art nacional, siga o cara no Facebook e também no seu Instagram.

vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-3 vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-5 vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-7vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-1 vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-3 vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-8vado-do-cachimbo-graffiti-sao-paulo-anos-80-beco-do-batman-pintura-mural-vitrais-4

 

DionisioMag 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *